sábado, 16 de junho de 2012

Treino na praia do Náutico

Este sábado fizemos um treino bom e puxado. Eu, Leonardo e seu primo, Rafael. Entramos no mar às 6:30. O mar estava muito calmo, lisão, e com visibilidade acima do normal. Saímos da praia do Náutico, em frente ao monumento até o espigão pequeno e voltamos. Leonardo e Rafael logo saíram na frente e eu fiquei pra trás. Em alguns momentos eu conseguia vê-los lá na frente até que os perdi de vista em certo momento. Segui em frente tendo como ponto final a ponta do espigão.  Quando cheguei lá, olhei ao redor e notei que estava há uns 100 ou 200 metros para fora da ponta do espigão. Ao mesmo tempo avistei Leonardo e Rafael que já deviam estar me esperando por algum tempo e já estavam partindo do paredão de volta à praia do Náutico. Eles não me viram por eu estar distante (pra fora) do paredão. Não tive tempo pra descansar e parti atrás deles. A volta pareceu mais difícil. Estava respirando olhando para os prédios e eles pareciam não passar. Quando cheguei, eles já haviam chegado há uns 5 minutos. Cheguei sentindo um pouco de dor no ombro esquerdo. Neste dia dei uma forçada no ritmo e talvez por isso senti o ombro. A visibilidade da água estava muito boa que não é o normal aqui. Natação no mar é assim, cada dia é diferente.










 

sábado, 2 de junho de 2012

Torres - Nadando no mar de Fortaleza

Hoje foi um dia muito bom. Finalmente nadei com o amigo Julio César, salva vidas da Guarda Municipal de Fortaleza que conheci através do Grupo águas abertas do facebook. Quero deixar aqui minha profunda admiração por estes homens do mar que dão a própria vida para salvar outras e, na maioria dos casos, sem nenhum ou muito pouco reconhecimento. Nos encontramos pessoalmente pela primeira vez na última maratona aquática. Já havíamos combinado de nadar uma vez e não deu certo, mas hoje, felizmente aconteceu. Júlio trabalha no posto em frente ao Náutico e me contou várias histórias de afogamentos ali e fiquei sabendo de um fato surpreendente: há mais afogamentos ali, no mar tranquilo, do que na praia do futuro, conhecida por mar revolto e afogamentos noticiados na mídia. Segundo Júlio o motivo principal é a bebedeira, principalmente nos finais de semana, seguida da "coragem" que arremete ao "bebum" de entrar no mar. Eles nadam mar adentro com pouco conhecimento da atividade e sob o efeito do álcool, mistura fatal, e quando resolvem voltar já estão desorientados e sem nenhuma energia, sem falar dos "repuxos" que puxam o nadador de volta para o mar. Outro fato recorrente são as crianças que muitas vezes chegam em grupos, vindos de comunidades carentes próximas em busca do divertimento fácil e barato que a a praia, como ambiente democrático, oferece. Caem na água e vão nadar sem nenhuma experiência prévia e acabam se afogando como o caso do último Dezembro quando um menino morreu afogado. Seu irmão lutou para tentar salva-lo. Os salva vidas conseguiram salvar o mais velho que quase morre tentando salvar o irmão. Este só foi achado um dia depois, já véspera de natal. "Achamos o corpo no outro dia e o pai ainda pediu pra tentar ressuscita-lo". "Imagina o pai perder um filho no natal..." comenta Júlio com um brilho feliz no olho ao ver um pai brincando dentro d´agua com o filho ainda bebé. "Meu filho é desse tamanho aí..." comenta.
Eu e Júlio César - Imperador da Praia do Náutico


Vai dizer que uma piscina é melhor que isso....

Tem um cara que nada e o cachorro dele vai atrás.

Neste dia a visibilidade estava show!
Lá nas Torres

Dá pra ver as torres aí?


Sabe porque esse percurso se chama Torres?

Torres da Catedral de Fortaleza - 1km da praia

Estou querendo fazer um curso de salvamento aquático. Quero saber como proceder corretamente numa situação de emergência. Ouvi que o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará oferece um curso básico para surfistas. Quem sabe este é o próximo post.