quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meu início

Eu sempre nadei até mais ou menos uns 14 anos de idade. Quando digo "nadei" quer dizer que praticava natação regularmente, aulas com professor, num clube, etc. A partir daí, na adolescência, meus interesses mudaram como é normal nesta fase e abandonei a natação. Ano passado, não lembro bem quando, vi uma reportagem naquela revista do Pão de Açúcar chamada "Mais" sobre um grupo de senhores, na faixa de 70 e 80 anos que praticavam o esporte. O que mais me impressionou foi a aparência daqueles senhores, todos muito bem fisicamente, velhinhos "sarados" e saudáveis. Todos relatavam como a natação mudou a vida deles em relação à saúde, bem estar e disposição física. Fiquei impressionado e disse para mim mesmo "Quero envelhecer assim".



Eu sou designer gráfico, passo a maior parte do meu dia na frente de um computador. Não estou reclamando, faço o que gosto e acho que tenho um certo sucesso em minha profissão, tenho minha própria empresa que é pequena mas estável e que me dá o sustento para minha família. Eu estava numa fase de sedentarismo que estava me incomodando. É como se uma luzinha vermelha de "perigo" tivesse acendido dentro da minha cabeça. Eu vivia dizendo pra mim mesmo "Você tem que fazer alguma atividade física". Nunca gostei de academia. Já frequentei mas o ambiente não me agrada, toda aquela vaidade no ar simplesmente não me faz bem. Até que vi a tal matéria na revista e ela me deu aquele "Click". Procurei alguns clubes em minha cidade e achei um bem próximo a minha casa que por ser mais próximo se encaixaria melhor em minha rotina.

Comecei a nadar e rapidamente peguei o jeito da coisa. É como andar de bicicleta, depois que você aprende, não esquece mais nunca. O que me levou de volta à natação foi a possibilidade de participar de uma travessia, essa era minha meta. Achava incrível o fato de uma pessoa entrar no mar e conseguir nadar toda aquela distância e me coloquei neste objetivo - nadar não somente uma travessia, mas tornar isso meu esporte. Não tenho a intenção de competir, mas simplesmente participar. Não sou atleta profissional, somente quero praticar uma atividade física que me dê prazer e saúde. Comecei a buscar informações na internet e a entender melhor como funciona este universo das travessias em águas abertas que apesar de já existir há muito tempo, somente recentemente foi "oficializado" como esporte, mas ainda é muito restrito e praticado por uma parcela muito pequena de pessoas. Faz 6 meses que voltei a nadar e este mês, dia 8 de Outubro, nadei minha primeira travessia.

Este é um post inicial para contar meu começo e espero aqui relatar minha trajetória e ajudar aqueles que querem começar no esporte e não sabem por onde. Bem no começo, senti um pouco de dificuldade de encontrar informações sobre como ingressar neste esporte. Não sou professor de natação e nem educador físico, minha intenção é somente compartilhar aqui minhas experiências e todo o conhecimento que consegui.

2 comentários:

  1. Oi Renato, seja bem vindo ao mundo virtual dos blogs, vim cá te fazer uma visitinha mas já passei lá no enxerto e dentre algumas postagens adorei a do teu prédio...Estarei de te prestigiando seguindo o teu blog... Parabéns pela a iniciativa
    SUCESSO e BOA SORTE é o que desejo.
    bjnhos

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ver meu marido tornar-se novamente um menino! É incrível como este esporte te fez bem. Estarei sempre ao seu lado! beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, logo o seu comentário será publicado.