sábado, 17 de dezembro de 2011

Moby Dick e a natação no mar

Moby Dick é um clássico da literatura e o considero uma leitura essencial para todos os nadadores do mar. Nele podemos mergulhar e viajar numa época que o mar era um ambiente inóspito e desconhecido, onde animais, conhecidos nos dias de hoje, como as baleias, eram vistos como monstros que deviam ser caçados. Conhecer personagens do mar fascinantes como o capitão Acab, o contramestre Starbuck (foi a partir deste personagem que surgiu o nome para a famosa cafeteria a qual a marca é uma sereia), o iniciante no mar Smael e seu amigo polinésio, o arpoador Quiqueg, é embarcar numa grande aventura. Homens de coragem suficiente para entrar no mar em um barquinho com arpões nas mãos para caçar cachalotes "no braço". Porém o melhor deste livro é encontrar entre suas páginas, os mesmos desafios e medos que encaramos durante nossas braçadas e a relação misteriosa e fascinante com o mar que é inerente ao ser humano desde sempre. 

Outra mania que tenho é garimpar livros nos sebos do
Centro da Cidade onde achei o meu Moby Dick  
Duas passagens importantes:

"... Mas são todos homens de terra, confinados, nos dias de semana, entre ripas e reboco - presos em balcões, pregados em bancos, seguros em escrivaninhas. Por que sucede isso então? Acabaram-se os verdes campos? Que fazem eles aqui?"
____________________________________________________

"... E ainda é mais profundo o sentido daquela história de Narciso, que, por não poder pegar a imagem, atormentadora e suave, que ele via na fonte, mergulhou nela e afogou-se. Mas essa imagem, nós mesmos a vemos em todos os rios e oceanos. É a imagem do inagarrável fantasma da vida; e esta é a chave de tudo."

Acredito que nós, nadadores de águas abertas, estamos nadando em busca de nós mesmos, em busca da vida e do sentimento de estar vivo.

3 comentários:

  1. Muito boa essa sua indicação de leitura Renato, é isso aí meu irmão, não basta apenas dar braçadas no mar, é preciso nadar nas páginas da literatura também.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Renato! Ainda não li o Moby Dick, mas li o livro (In the heart of the sea) sobre a verdadeira história que inspirou o livro Moby Dick! Acrescentarei na minha lista de livros para ler!
    Ah, parabéns pela travessia! Quero me organizar pra treinar com vcs, mas só no ano que vem :-)

    ResponderExcluir
  3. Boa dica também Viviane! Eu não conhecia este livro. Ele tem tradução para o portugués? Parabéns você também pela travessia, afinal você nadou os 3200m! Aguardamos você próximo ano nos treinos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, logo o seu comentário será publicado.