quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicas para inciantes em natação de água abertas

Faz tempo que estou elaborando este post, acho que desde o início do blog, mas só agora sinto mais segurança de publicar. Não sou profissional de educação física e nem professor de natação mas sempre quiz dar dicas para quem está querendo iniciar na natação em águas abertas porque sempre procurei por elas e nunca encontrei. Tive que ir juntando as peças do quebra cabeça até entender como tudo funciona. Nunca tive ninguém para me direcionar desde o começo. Fui entrando, conhecendo as pessoas, aprendendo e hoje posso dizer que, depois de algumas travessias, sou um nadador do mar, apesar da pouca experiência comparado à outros. Minha intenção é ajudar àqueles que querem iniciar neste esporte e não sabem por onde começar. 

Aqui seguem algumas dicas que consegui reunir ao longo do tempo para quem está começando ou deseja iniciar a nadar no Mar. Algumas destas dicas foram dadas por nadadores experientes, outras coletei na internet e algumas são a partir de minha própria experiência:

- Para começar a nadar no mar você já deve saber nadar e ter experiência de piscina. 

- Peça ao seu professor de natação para lhe acompanhar nas primeiras vezes.

- Nunca nade sozinho. Se no meio do caminho sentir algo (caimbra, pânico, etc), você tem alguém a quem recorrer.

- Comece a nadar com alguém que já tenha experiência e de preferência alguém que conheça bem o local onde você vai nadar.

- Nas primeiras vezes você pode utilizar acessórios como flutuador, nadadeiras, palmar, etc  para lhe dar maior segurança.

- Escolha um local para nadar onde há salva-vidas. Tenha uma conversa com eles antes de começar. Além de segurança, eles podem dar dicas importantes sobre correntes, valas, bancos de pedras, etc.

- Nade ao longo da costa e a favor da correnteza. No começo nade distâncias bem pequenas e conforme for adquirindo mais confiança, aumente gradualmente a distância.

- Nadar em direção ao mar aberto é só para nadadores muito experientes.

- Escolha um ponto de visualização para sua navegação. Pode ser um prédio, um coqueiro ou qualquer objeto de grande escala que pode ser usado como referência para sua localização.

- Nadar no Mar envolve muito o fator psicológico pois, diferente da piscina, você não vê o chão e nem tem a raia para lhe guiar. Manter a calma é fundamental. Se se cansar, dê uma parada, flutue, respire. 

- Usar touca, além de servir como proteção, funciona como sinalização para que outros possam lhe localizar, especialmente as com cores mais vibrantes (amarela, verde limão).

- Nunca nade sob o efeito de álcool ou drogas.

- Nunca nade de estômago cheio e nem vazio. Antes de nadar coma uma fruta (banana é uma boa opção), tome um copo de leite ou suco e hidrate-se antes e depois de cair na água.

Atualmente existem assessorias esportivas especializadas em águas abertas em praticamente todas as cidades na beira do mar. O ideal é iniciar com uma. Aqui mesmo em Fortaleza não havia uma quando comecei e agora já temos uma.  

Para terminar, lembre-se que nadar em águas abertas é pura diversão e se você não está se divertindo talvez seja porque este não é o seu esporte. Também é muito importante procurar a orientação de um professor de natação, de preferência que tenha experiência em águas abertas.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Nadar no mar realmente requer experiência e muito psicológico.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, logo o seu comentário será publicado.