terça-feira, 29 de novembro de 2011

Psicologia da natação no mar


A minha primeira vez nadando no mar foi bem tranquilo. Acho que nadei aproximadamente uns 600m.  Saí do mar satisfeito. A segunda vez porém não foi tão tranquilo. Entrei no mar e logo nas primeiras braçadas senti um certo "medo", como uma voz que falasse o meu ouvido: "Que coisa perigosa que você está fazendo... Você está tão longe da praia... e se acontecer alguma coisa... Você já está cansado... Olhe para o fundo... escuro... Pode aparecer alguma coisa aqui... Um peixe grande... Um tubarão..." Logo após estes pensamentos vieram outros assim: "Que besteira! Você está bem... Fique tranquilo... Seu parceiro está bem alí ao seu lado... Nada vai acontecer... Infelizmente neste dia os pensamentos ruins venceram e eu saí do mar. Logo que saí notei que não estava cansado, era uma questão psicológica. Como se diz aqui no Nordeste "Eu me agoniei". Meu parceiro de natação, Leonardo Arruda, logo que saiu perguntou: "O que houve?" Ele sabia que eu podia fazer melhor.

Enfim, está foi minha segunda vez no mar e a partir desta, todas as vezes, a mesma conversa acontece em minha cabeça enquanto estou nadando, porém tenho aprendido a controlar meus medos. Converso comigo mesmo durante todo o percurso e este fato tem sido um dos "motivadores" para cair no mar todo sábado. Fico naquela expectativa: Como será a próxima conversa... e sempre é diferente. Às vezes mais difícil, às vezes mais fácil, mas sempre é um desafio. Lembro-me que quando criança, assisti esta situação nos desenhos animados da Disney quando o Pato Donald aparecia com um diabinho num ombro e um anjo no outro e ambos tentando levá-lo para seu respectivo lado.

Este é um dos aprendizados que estou tirando da natação no mar. Nós passamos por situações similares no nosso dia a dia e precisamos controlar nossos medos. Estou tirando verdadeiras lições de vida deste esporte, que para mim, a cada passo, me parece cada vez mais fascinante.

Em tudo que já pesquisei sobre a natação em águas abertas, nunca achei nada sobre este assunto, mas já conversei com alguns nadadores e os mesmos relataram algo parecido. Acredito que, com a experiência, este controle psicológico deve ficar mais fácil. Também sabemos que o medo é como um alarme natural e que temos que escutar este "alarme". Quando não o escutamos é que acontecem os problemas.

Se alguém aí nada, e tem alguma experiência similar, por favor compartilhe aqui.

domingo, 27 de novembro de 2011

próxima travessia


Esta será minha próxima travessia. Participarei na versão 1.000m. 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Minha primeira maratona aquática

Minha primeira maratona aquática que na verdade não foi bem uma maratona porque foi somente 600m foi este ano dia 8 de Outubro. Esta era a distância mínima e como era minha primeira decidi começar pelo começo. Meu parceiro Leonardo Arruda encarou comigo o desafio. Na verdade ele é um nadador bem mais experiente do que eu mas foi comigo na distância de 600m. Para nossa surpresa, nesta distância era só eu e ele e tinha a garotada do infantil. Pois é, pagamos o mico de nadar com as crianças, mas enfim, humildade sempre e o que vale é a nossa experiência.

Analisando as condições. Adrenalina.

Na fila para marcação batendo um papo com a galera mais experiente.


Esse aí é o João Pedro grande promessa da natação.

Nos preparativos para largar.

Depois da chagada

Esse aí é o pessoal dos 1500 e 3000 m

No final ganhamos as medalhas de participação e um lanche muito bom!


domingo, 20 de novembro de 2011

Nosso grupo - natação no mar


Este é o nosso grupo da natação no mar. Nosso pico empre é no aterro da Praia de Iracema - Fortaleza Ceará. Nesta foto, infelizmente, um membro foi cortado. À direita da foto temos o espigão de onde partimos. Da esquerda para direita: Gerhard Saboia (primeira vez), Renato Lima (eu), Breno Moreira, Eduardo Sampaio e Leonardo Arruda (cortado). Neste dia, os destaques foram: Gerhard que surpreendeu e fez todo o percurso (800m) na sua primeira tentativa e Eduardo que completou pela primeira vez o percurso completo. Valeu muito galera! Faremos logo em breve uma foto melhor. Gerhard, seja bem vindo!

Vídeos - dicas natação em águas abertas

Estes são uns vídeos que dão umas dicas boas sobre natação em águas abertas. Infelizmente são todos em inglês mas mesmo que você não entenda o idioma, dá pra entender só assistindo.


Dica sobre navegação.



Dica sobre como nadar em mar mexido.



Dicas sobre respiração na natação no mar.

Esses vídeos são do site americano de San Francisco - California (http://swim-art.com/) que faz treinamentos e travessias. A mais famosa é a "Fuga de Alcatraz". 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

1500 aqui estou

Hoje, feriado da proclamação da república, terça feira, fui nadar com o companheiro Leonardo Arruda, bem cedinho. Chegamos ao aterro na praia de Iracema e caímos no mar às 6:30 da manhã. O mar estava lisinho, caia uma chuvinha fina e o sol ainda estava escondido. Conseguimos fazer o percurso de ida e volta que completa quase 2000km. Quando voltei a nadar, há 8 meses atras, conseguia fazer, no máximo, 400m e nunca havia nadado no mar. Hoje ao completar estes 2000m, a sensação de realização ao sair do mar foi indescritível. Me senti um super homem. A natação me fez ver que posso alcançar qualquer meta, principalmente se sinto prazer no que faço, sem cobranças, pelo simples prazer de fazer.
Valeu Leo!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

chegando nos 1500

Desde que comecei a nadar no mar, há uns 3 meses, sempre vou acompanhado do meu companheiro de natação Leonardo Arruda. Sábado passado se juntou à nós mais dois nadadores. Um é meu amigo de infância Eduardo Sampaio que de tanto me escutar falar de natação se empolgou e foi ter sua primeira experiência na natação no mar. Eduardo ainda levou seu sobrinho - Breno Moreira. Agora somos 4! Saimos rente ao espigão pequeno e fomos até o seu final. De lá seguimos em direção ao espigão maior. Neste dia consegui ir até o espigão maior e ainda voltar até a estátua. Minha meta é fazer o percurso ida e volta que dá mais ou menos uns 1600m. Quando estiver fazendo bem este percurso, acho que estarei pronto pra encarar a travessia de 1500m.